sexta-feira, 21 de setembro de 2012

REFORÇO ESCOLAR DO 1º AO 5º ANO 2012

Atividades lúdicas em sala de aula como instrumento didático no reforço escolar, o desafio de alfabetizar.  

As Dinâmicas têm como objetivos desenvolver:
  • A criatividade;
  • habilidade;
  • Pensamento lógico;
  • Autoconfiança;
  • Coragem;
  • Atenção do aluno;
  • Respeito;
  • Disponibilidade;
  • Controlar a agressividade;
  • Desperta o espírito crítico;
  • Integração e valores;
  • Contribui para a formação do aluno;
  • Aperfeiçoar a socialização da personalidade do aluno;
  • Motivar para a fixação de conhecimentos dos conteúdos trabalhados.
Observações:
 Todas atividades são desenvolvidas com o objetivo de leitura e escrita com competições em grupos, marcando pontos. Textos trabalhados: poemas, trava-línguas, parlendas, piadas, músicas, adivinhas, lendas, conto de fadas, receitas, cartazes, carimbos, rimas, hino nacional etc.
Matemática:Conteúdo: operações com números naturais.
Objetivos: resolver adições com duas ou mais parcelas, identificar e associar, adição, subtrações, multiplicações, divisão com dois ou mais algarismo, aprender horas de um relógio e conhecer os números que compõe seu objetivo principal.
Português:
Roda de leitura com diferentes tipos de textos; leitura individual, coletiva  e compartilhada; trabalho em grupos confecções de cartazes; organizar a sequência do alfabeto, vogais e consoantes, sílabas, frases, espaçamento, com material didáticos.
Jogos desenvolvidos: Jogos da trilha, da argola, basquete, boliche, dominó, jogo do contrário, pares de rimas, descubra o invasor, pescaria de palavras e frases etc.
Dinâmica:
Encontrar a chinela do colega, observar o colega, corrida de saco, corrida de sapo, encontrando talentos, terminando o desenho com a venda, cangurú, agilidade com bola.
Recurso humano: professora e alunos.
Materiais: livros, revistas, textos diversos, xérox, papel madeira e sem palta, som, carimbo, fita gomada, garrafa de refrigerante, sacos vazios, calculadoras, tabuadas, relógios, TNT, peixinhos, anzol, vara, bolas, cestas, dicionário, pincel, cola, tesoura, argola, material dourado, alfabeto, sílabas, dominó e etc.
Avaliação: No final de cada semana os grupos são avaliados através dos pontos marcados em cada atividade desenvolvida. Ganha o grupo que fizer mais pontos.


PROFESSORA: Antônia Monteiro Marques













Um comentário:

  1. parabens pela iniciativa....muito bom seu projeto

    ResponderExcluir

Por favor, comente esta postagem.