terça-feira, 10 de setembro de 2013

HISTÓRICO E.E.F. TERESA ARAGÃO SERRA

A E.E.F. Teresa Aragão Serra tem procurado cumprir a sua missão, garantindo um ensino de qualidade, assegurando o acesso, permanência e sucesso dos seus alunos, formando cidadãos críticos, criativos, participativos, preparados para enfrentar as exigências do mundo moderno.

Tendo em vista a formação do ser integral à escola prima por valores que sejam fonte de orientação e inspiração para o trabalho como: Compromisso, Ética e Igualdade.

         Traz como subtema: “Gonzagão Canta o Nordeste” em homenagem ao músico, sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga, foi ele quem abriu as portas do Centro-Sul do país para a música nordestina.

         Fiquemos atentos aos pelotões em desfile com acompanhamento da banda marcial da escola Profª Célia Leite.

1.   PAVILHÕES

 Nacional, Estadual, Municipal e Escolar.

2.   GONZAGÃO CANTA O NORDESTE

 Somos os mais brasileiros de todos brasileiros. Com poucos traços o Rei do Baião descreveu como ninguém o caboclo nordestino, da mesmo forma cantou a terra e seus cenários mil.

3.   “OLHA POR CÉU MEU AMOR”

 Alusão as festas juninas, tema preferido de Gonzagão. O ciclo junino é o período em que o Rei do Baião é entronizado ao lado dos Santos padroeiros: São João, São Pedro e Santo Antonio.

4.   “NEM O CHICO MENDES SOBREVIVEU”:  

Natureza- Terra- Água- Plantar- Respirar- Poluição.

A música Xote Ecológico de Luiz Gonzaga é um manifesto ambientalista em homenagem ao ativista ambiental Chico Mendes que ajudou a acender o debate sobre a destruição desenfreado da natureza.

5.   “AS MENINAS NAS CANÇÕES DE GONZAGÃO”

 Na música o “Xote das Meninas”, um dos ritmos mais tocados e lançados em todo o Brasil, é sensualidade pura, resgata momentos de liberdade e êxtase nos terreiros das senzalas.

6.   AMOR À TERRA”

Destacamos a música “Triste Partida” o hino do retirante que na época da seca deixo sua terra natal na esperança de voltar.

7.   “LABUTA NO SERTÃO”

 Na música “Penerô Xerém”, demonstra que mesmo na luta pela sobrevivência o sertanejo vive com fé, alegria e amor.

8.   TORNAR VÁLIDOS OS DIREITOS ADQUIRIDOS

Os professores e funcionários como bravos guerreiros do sertão dos Inhanuns reivindicam: 10% de gratificação aos professores das salas de recursos multifuncionais, um terço das horas atividades nos anos finais, concurso público, reajuste salarial de maio para janeiro, homologação das ampliações definitivas. 

 








  • postagem: Tamires Rolim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente esta postagem.