sexta-feira, 21 de setembro de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2012




A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social com o tema: “O lugar onde vivo". Tem como objetivo estimular o estudo da Língua Portuguesa e melhorar cada dia as habilidades da leitura e escrita. Os professores do 5º ao 9º ano inscritos desenvolveram atividades de acordo com as coleções da Olimpíada, material de apoio no ensino da escrita de diferentes gêneros textuais. Em nível escolar destacamos os melhores trabalhos por modalidades.

Melhores Textos:

Um Povo Unido e Feliz
Eu moro num bairro pequeno
De um povo único e feliz
Onde reina fé e alegria
É isso que o povo diz

Aqui o povo vive em festa
Para alegria do povão
De janeiro a dezembro
Há sempre comemoração

Em janeiro vem o reisado
É cultura popular
Batendo de porta em porta
Ver o que o povo tem pra dar

Vem o mês da fantasia
Fevereiro que alegria
O Brasil todo em festa
O meu bairro é só folia

Vem o mês da esperança
Do amigo agricultor
Pedindo que caia chuva
A São José protetor

Aqui vive um povo de fé
Que vai a igreja rezar
Crer na ressurreição de cristo
Pra o seu espírito salvar

Maio é o mês das mães
Não falta comemoração
Para a rainha protetora
Em toda instituição


Em Junho festa junina
Não falta competição
Com a Ceição na liderança
Nós ganhamos premiação

Na quadra,futsal e futebol
No ABC dança e grafite em ação
Pula corda e amarelinha
No projeto mais educação

Agosto vem o folclore
É magia popular
Os pais festejam alegres
Com os estudantes em particular

É tempo de independência
Lutamos por igualdade
Reivindicando melhorias
Para o bem da comunidade

Outubro vem chegando
É um mês de homenagear
A todas nossas crianças
E a padroeira de Tauá

É festa da consciência negra
De saberes do povo afro-brasileiro
Para manter essa cultura viva
Festejamos o mês inteiro

Enfim chega dezembro
Essa data tão especial
Todos nos reunimos
E comemoramos o natal.



Professor: Siuvanilda Gomes de Sousa
Aluna: Francisca Raniely  Guedes de Sousa
Ano:5º Turno: Manhã
Categoria: Poema


                                                              Terra Querida
             
         Nasci numa cidadezinha chamada Tauá tendo nome de origem indígena, com o significado de barro vermelho. Mas popularmente conhecido como Princesa dos Inhamuns, por servir de ligação em os municípios de outras regiões. Sendo um pólo de livre comércio, onde se destaca pela criação de ovinos e caprinos. Várias mudanças ocorreram ultimamente.
          Antigamente a cidade de Tauá era repleta de lixo, havia muitos terrenos baldios, não tinha saneamento básico, algumas ruas não eram pavimentadas, os lixões ficavam em áreas públicas, ou seja, a céu aberto, as escolas não tinham estruturas para atender pessoas com necessidades especiais, muitas famílias carentes viviam em casebres de aluguéis, poucas igrejas, apenas uma praça central, um pequeno hospital para atender toda a população, e entre outras.
            Mas temos sorte, por que com fé em Deus conquistamos o impossível, várias mudanças nos levaram para a grandeza, vários lixeiros foram aplicados a cidade, alguns terrenos baldios foram reformados para construir casas para os desabrigados, foram construídas algumas escolas, igrejas, hospitais, asfaltaram as principais ruas, resumindo tudo ganhamos uma nova cidade reformada. Tudo se transformou, a cidade cresceu, a expectativa de vida aumentou, para as gerações vindouras. Assim, vamos cuidar dessa cidade maravilhosa que tanto nos ofereceu, valorizando essa terra que é o orgulho dos tauaenses, de bravas personalidades importantes que fizeram muito por nosso município.
          Entretanto, para que Tauá continue a prosperar precisa-se que as pessoas se conscientizem. Pretendo construir um novo futuro para aqueles que acreditam em seus sonhos.



Professora: Siuvanilda Gomes de Sousa
Aluna: Marciélia Rodrigues Pereira
Ano: 8º  Turno: Tarde
Categoria: Memórias Literárias




Minha Terra, Meu Lugar
           
 A cidade onde moro é um lugar muito bonito onde vive pessoas elegantes, temos várias escolas a que eu estudo tem bons professores, muitos colegas queridos que e ajudam uns aos outros.
            A minha terra está vivendo uma grande seca isso é muito ruim para todos, pois as pessoas podem ficar sem água, o agricultor fica sem poder plantar, com muita dificuldade de levar o alimento até sua casa; mas apesar de tudo há varias fazendas que tem açudes onde criam diversos animais como: vacas, ovelhas, cabras e aves. Aqui a alimentação, as artes, as crenças, os costumes e demais características brasileiras resultam de misturas da cultura afro-brasileira e indígena.
            O lugar onde vivo, temos várias praças arborizadas onde as pessoas praticam atividades físicas para manter uma vida mais saudável com parquinhos onde as crianças brincam livremente, quadras poliesportivas para divertimento de muitos. É uma cidade pequena mais bem estruturada com hospitais, clínicas, ESF(Estratégia da Saúde da Família)em cada bairro, muitas igrejas para louvar ao senhor e aprender a tua palavra, lojas diversas, mercado, bancos, tudo para a melhor qualidade de vida possível.
         Gostaria que a minha cidade continuasse se desenvolvendo cada vez mais para que as famílias tivessem oportunidades de trabalho e de viver com qualidade sem a necessidade de migrar para outros estados.


Professor: Luis Auci Oliveira Sousa
Aluna: Maria Marciana Verissimo
Ano: 9º  Turno: Tarde
Categoria: Crônica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente esta postagem.